Turismo

                                                                                                  Por:  Regina Buzo


Mococa recebe dois cursos gratuitos do Senar SP ...
 Turismo Rural...Agregando valor á propriedade!

Tal a grande demanda de alunos que se inscreveram para fazer os  10 módulos, totalmente gratuitos, com certificado e que capacita nosso rural, tivemos que pedir um segundo curso para o distrito de São Benedito das Areias, que pretende se tornar um polo queijeiro e entrar no Roteiro Turístico da cidade de Mococa SP.





Isso demonstra que apesar de não aparecer públicamente, estamos fazendo um bom trabalho a respeito desse segmento.Um trabalho junto a parceiros como o Sindicato Rural que pelo terceiro ano atende nosso pedido para trazer esse curso novamente.Isso ajuda demais na formação de grupo, no foco em objetivos relativos a turismo em Mococa , dentre outras ações.




Para que surjam  melhores resultados as parcerias teriam que acontecer mais e mais...nesse momento agregar pessoas e empresas se faz nossa maior necessidade.

Se junte a nós...e vamos desenvolver  ainda mais o que já temos de bom por aqui!!

Informações sobre esse curso e outros do Senar/Sindicato Rural (19) 3656-0055

Regina Buzo
Presidente do Comtur



................................
O turismo no Interior

Cerca de 15 milhões de pessoas visitarão o Litoral neste verão, ao mesmo tempo em que o Interior atrai cada vez mais visitantes na temporada de férias


Cerca de 15 milhões de pessoas visitarão o Litoral neste verão, ao mesmo tempo em que o Interior atrai cada vez mais visitantes na temporada de férias. São turistas à procura de alternativas como turismo ecológico, cultural, de esportes e de negócios e eventos, entre outros atrativos. "São Paulo é um Estado privilegiado, que vai muito além do segmento sol e praia", afirma o secretário estadual de Turismo, Cláudio Valverde. "O turismo de lazer no Estado tem crescido e apresentado mudanças de tendências. A procura pelo Interior teve aumento de até 7% em um ano", afirma Bruno Omori, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo.

Ecoturismo
Os turistas descobriram os resorts no Interior e buscam desde os destinos já consolidados, como Campos do Jordão e as cidades do Circuito das Águas, como Serra Negra, até localidades menos tradicionais. É o caso de Pereira Barreto, no Noroeste do Estado, às margens do Rio Tietê. Com praia fluvial, vem ganhando destaque entre as atrações turísticas do Estado. A cidade ganhou Plano Diretor para projetá-la no cenário nacional nos próximos 20 anos, segundo o Cepam, da Fundação Faria Lima. "As prefeituras estão entendendo que o turismo é fonte de emprego e renda", diz Omori.

Fazendas na rota
Fazendas históricas do Interior são objeto de estudo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em parceria com outras instituições acadêmicas. Ao todo, foram pesquisadas 16 propriedades nos municípios de Itu, Limeira, Campinas, Santa Gertrudes, São Carlos, Dourado, Jaú, Santa Cruz das Palmeiras, Queluz, Lorena e Mococa. A maioria delas é de remanescentes do chamado ciclo do café, que teve o auge no século 19. O estudo nasceu entre proprietários e seus descentes, que criaram a Associação de Fazendas Históricas Paulistas, com o objetivo de explorar o seu potencial turístico e histórico. Algumas de transformaram em hotéis ou receberam estrutura para hospedar turistas.

 Leitura de mão em mão
Um caminhão de 20 metros quadrados, com capacidade para conter 2.000 livros, está viajando pelo Interior de São Paulo para promover a leitura. Há 26 anos funciona o projeto Livraria Unesp Móvel, da Editora Unesp. Neste ano, a caravana começou pelo Litoral e segue agora pelas cidades que são sedes de campus da universidade. Serão distribuídos gratuitamente títulos do projeto De Mão em Mão, em que o livro é retirado sem a necessidade de cadastro. O único compromisso é moral - após a leitura, repassar a obra a outra pessoa ou devolvê-la em um dos pontos de distribuição.

Sinal vermelho
De 2000 a 2010, o número de mortos em acidentes de trânsito no Brasil saltou de 28.995 para 40.989, crescimento de mais de 40% em dez anos. "Os municípios podem contribuir muito com políticas públicas para mudarmos o cenário trágico das mortes no trânsito. Queremos envolver as instâncias federal, estadual e municipal a se tornarem protagonistas no combate aos crimes de trânsito. Precisamos criar o conceito de que quem usa o carro como uma arma, assumindo o risco de matar, deve ser tratado como criminoso". A afirmação é da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), coordenadora da Frente Parlamentar de Combate aos Motoristas Criminosos. Em 2013, a frente pretende continuar seu trabalho em conjunto com diversas instituições no sentido de colher subsídios para propor ações legislativas, educativas e de mudança de cultura no que diz respeito ao trânsito.
[Texto adaptado]
Versão Original: Diário do Grade ABC. Postado em: 24/01/2013



................................................................................................................

São Paulo apresenta resultados em investimentos em ecoturismo


O Projeto de Ecoturismo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo (SMA) foi concluído. Em seis anos de trabalho, foram investidos quase US$ 15 milhões na implantação ou melhoria de 114 km de trilhas e na capacitação de mil pessoas. Além disso, pousadas, restaurantes, mirantes e outros equipamentos de apoio ao turismo foram construídos ou recuperados.
O projeto objetivou estruturar os seis parques estaduais participantes, tornando-os produtos turísticos para atrair, reter e satisfazer um mercado diversificado de visitantes, visando consolidar a vocação do turismo sustentável em suas áreas de influência, tratando-se, pois, de uma estratégia de conservação da Mata Atlântica e de apoio ao desenvolvimento socioeconômico das regiões onde os parques estão localizados.
Para apresentar um balanço de tudo o que foi feito e avaliar os resultados das ações implementadas, será realizado, no próximo dia 30, o Seminário de Encerramento do Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Região da Mata Atlântica no Estado de São Paulo. Na ocasião, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, a equipe de Ecoturismo da SMA e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apresentarão o Relatório de Encerramento do Projeto e lançarão produtos de divulgação dos parques.
Os parques envolvidos são: Parque Estadual Caverna do Diabo, Parque Estadual Carlos Botelho, Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Parque Estadual de Intervales e Parque Estadual de Ilhabela. A área de influência do Projeto abrange os seguintes municípios: Apiaí, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Capão Bonito, Eldorado, Guapiara, Iguape, Ilhabela, Ilha Comprida, Iporanga, Jacupiranga, Pariquera-Açu, Ribeirão Grande, São Miguel Arcanjo, Sete Barras e Tapiraí.

Fonte: Panrotas.
Texto publicado em 29/01/2013 - 09:32



.................................................................................................................

Café com Leite
Ao todo, o Circuito Café com Leite passa por 20 municipios


.
O nordeste paulista e o sudoeste mineiro estão ligados por fronteiras não demarcadas nos mapas. As duas regiões, de identidade marcante, fazem parte do Circuito Café com Leite, um roteiro de 20 cidades — dez paulistas e dez mineiras — que por sua riqueza histórica e natural atraem visitantes interessados no turismo rural.

“Entre aspectos naturais e culturais destacamos cachoeiras, a trilha do jequitibá, a gastronomia mineira, igrejas centenárias, carnaval tradicional, cavalgadas entre fazendas, alambiques artesanais, rico artesanato e doces variados”, aponta Luiz Augusto Nasser, presidente da Associação Café com Leite.

Promovendo o turismo

A Associação Café com Leite, com sede na cidade de Mococa, localizada a cerca de 115 km de Ribeirão Preto, começou a ser idealizado por volta de 1976,  quando foi realizado o I Encontro de Turismo na Fazenda Buracão, organizado por alguns produtores rurais interessados no turismo rural com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Prefeitura de  Mococa e a Embratur. 

Em Mococa já existia a Fazenda Nova, aberta ao turismorural, tendo como atividade principal as cavalgadas. 

Em 1997, a Fazenda Buracão também abriu as suas porteiras ao turismo rural e hoje opera com 20 apartamentos. Em 2002, criou-se formalmente a Associação Café com Leite, com interesse no turismo, meio ambiente e no desenvolvimento rural sendo oficialmente  criado o Circuito.

“A partir do I Primeiro Encontro de Turismo na Fazenda, decidimos realizar um roteiro que abrangesse os dois estados, focando na cultura de cada um deles. Tendo como elementos principais: o café e o leite”, explica Nasser.

O turismo rural

Embasados no documento “Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural”, do Ministério do Turismo do Brasil, que estabelece um conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, com a finalidade de agregar valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade, os idealizadores do Circuito estão trabalhando pela promoção deste tipo de turismo na região.

Para Nasser, tido como o “Dom Quixote” do turismo rural, a região tem um grande potencial para esse segmento. “O turismo rural é uma atividade relativamente nova, representa um turismo de volta às origens, e está crescendo no mundo todo. Nessa região, apenas na cidade de Mococa, estão catalogadas 40 fazendas históricas do século XIX”, ressalta.

A Fazenda Buracão

A Fazenda Buracão possui uma falha geológica centenária, de onde brota o Córrego Fundo, afluente do Rio Pardo (daí a origem do nome Buracão), que pode ser visitada por trilhas a pé ou de barco.

Neste local, que na década de 1960 foi palco de várias externas do filme nacional "O Cabeleira", além da nascente do Córrego Fundo, podem ser encontradas espécies vegetativas dos biomas cerrado e mata atlântica.

Ao todo, o Circuito Café com Leite passa por 20 municipios: Mococa, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, São José do Rio Pardo, Tapiratiba, Casa Branca, Tambaú, São Sebastião da Grama, Divinolandia e Caconde no estado de São Paulo e Guaxupé, Guaranésia, Arceburgo, Monte Santo de Minas, Jacuí,  São Sebastião do Paraiso, Muzambinho, Itamogi, Juruaia e São Pedro da União em Minas Gerais.

Entre as atrações, os visitantes podem participar da colheita do café ou da ordenha de vacas, além de conhecer cachoeiras ou praticar balonismo e cavalgadas, entre outras atividades. Em Cássia dos Coqueiros (SP), por exemplo, há o mirante Café com Leite, que permite avistar as divisas dos dois estados. 

Há dois roteiros formatados: o “Café com Leite Tradição” – um passeio no tempo por fazendas históricas e cidades centenárias, e o “Café com Leite Natureza” – um passeio no espaço vislumbrando lindas paisagens de montanha, cachoeiras, corredeiras, falhas geológicas, observação de pássaros e vegetação nativa preservada, característica da transição entre os biomas do cerrado e da mata atlântica.

“Atualmente estamos desenvolvendo um novo roteiro. 'Rota Gastronômica Café com Leite São Paulo/ Minas Gerais', onde estes dois alimentos emblemáticos - o café e o leite - serão a essência do passeio”, finaliza Luiz Augusto Nasser.



 




Revide on-line
Texto: Bruno Silva
Fotos: Divulgação
* Publicado em 14/01/2013


.................................................................................................................

 Feira de Natal acontece na Praça Epitácio Pessoa, largo do Mercado Municipal.




É a quinta edição da feira que é  voltada a produtos artesanais,arte urbana, doces, cachaças dentre outros.

Apesar da chuva, que atrapalhou em alguns momentos o andamento da mesma, os 29 artesãos de Mococa e região, não se intimidaram, sempre confiantes na continuidade do evento, e cada vez mais ampliando parcerias.

O Sindicato Rural Patronal de Mococa, além de incentivar essa feira com os Cursos do Senar, capacitando o produtor rural e pessoas da comunidade, deu  apoio financeiro patrocinando  faixa e panfletos para divulgação.

O Comtur  de Mococa está com o grupo de artesãos desde o início, e não desiste em ver o Turismo  alavancando a economia da  cidade, mostrando aos próprios moradores as belezas e a diversidade de produtos que Mococa tem a oferecer.

Também o Comtur conseguiu através do Departamento de Cultura e Turismo conseguiu patrocinar um banner que será usado para divulgar as datas das próximas feiras e o local.

A cada parceiro faremos os banners,  acrescentando logo  das empresas parceiras e espalhando em locais estratégicos.

Pretendemos também, apresentar músicas, danças a cada feira, unindo resgate da cultura local com entretenimento de qualidade á população.

Já marcada para dia 12 de janeiro a feira terá novamente a praça Epitácio Pessoa, largo do Mercado Municipal como palco de criativos e interessantes produtos.

Para prestigiar mais uma vez a TV Direta de Mococa, esteve no local, entrevistando a todos e colhendo muitas informações com um dos organizadores da feira, Edson Mesquiari.

Prestigie o Turismo da cidade, conhecendo e adquirindo produtos que fomentam a economia de nosso povo.



Regina Buzo

Presidente Comtur de Mococa


.................................................................................
Exposição do fotógrafo Lauro D"Angelo que viveu e registrou os acontecimentos esportivos, politicos, sociais e religiosos mais importantes de Mococa nas décadas de 1950 e 1960.  Enfatizando que, neste dia a coleção de negativosdo fotógrafo  (cerca de 1380) , hoje de propriedade de Matiza Rigobello,  foi tratada, acondicionada e digitalizada pelo Centro de Memória e Documentação da Mogiana (Fazenda Santa Cecília - Cajuru/SP) será transferida para o acervo do Museu Histórico e Pedagógico "Marquês de Três Rios", lotado temporariamente na Casa de Cultura Rogério Cardoso. 
Ainda para a abertura da Exposição haverá uma apresentação musical com a centenária "Filarmonica Mocoquense".
O público certamente irá se surpreender com as imagens e com as histórias a serem reveladas pelas lentes de Lauro D'Angelo. Vale a pena conferir!






.................................................................................................................
 

Gente Vamos participar da Primeira corrida da solidadriedade de Mococa dia 25/11/12 as 8:30hrs!! Em prol da reforma da quadra da APAE!! 

Haverá corrida e caminhada então todos podem participar!!! Compartilhe e nos ajude a dilvugar! 

Inscrições e informações no site: http://www.corpuseventos.com.br/corrida/calendario-corrida-rua-treino-maratona-corpus/details/119-1ª%20%20Corrida%20da%20Solidariedade%20de%20Mococa.html

 

Cachaça Aspase




Iniciando assim, em 1998, a produção da Cachaça Aspase
Atualmente o legado já ultrapassa 50 anos, o que é notoriamente verificável em seu sabor.
Desde 2004 com a construção de novas instalações na Chácara São José, também no distrito rural Aspase em 2011.1
Através de parceira com o Senar, com a Associação Café com Leite e Comtur, está integrado no turismo Rural  com técnicas e atividades  necessárias para uma melhor divulgação e comercialização, trazendo novos turistas para o município.

                                                                                              Maria Rosa Vaz Pontes Cambra

             

 

                          ...................................................................................................

Blogs, uma visão empreendedora!!!


Os blogs estão cada vez mais deixando de ser apenas diários virtuais, coisa de adolescentes, para ganhar um novo papel.

Aliando textos a outras formas de linguagem, eles passaram a servir como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da educação formal, pois são muitos os educadores que estão fazendo uso dos blogs para complementar o conteúdo passado em sala de aula. 


Também funciona como meio de se divulgar todo um trabalho, seja no Turismo, nas Bibliotecas estimulando a leitura, nos Departamentos das Prefeituras, nas empresas ...no artesanato. 


É gratuito, e como o Twitter, Orkut, Facebook, pode ser bem atrativo e reunir muitos seguidores. 


Em nosso caso aqui em Mococa, há tempos venho querendo implantar e estimular o uso dos blogs em nossas vidas, em nossos trabalho. 


O blog funciona como um mural, onde você posta suas idéias, seu gosto, e tudo que você quer mostrar...Acompanha, quem se identificar com isso tudo. 


Os Blogueiros de Plantão Mococa, nasceu da vontade de seus projetistas e alunos de mostrar o belo em Mococa SP.


Mostrar que Mococa, era fim de linha sim, da linha ferroviária da Mogiana. 


Mostrar que Mococa guarda um patrimônio histórico cultural invejável e que o próprio morador desconhece. 


Sonhos que estão tendo a possibilidade de se realizarem agora, com a participação da nossa iniciativa ao concorrer ao prêmio Acessa SP, em âmbito estadual. 


Que bom seria se aprendêssemos no currículo escolar, a vida e história de nossos antepassados, e também sobre a cultura local. Muitos já aprendem, mas acredito que cada localidade, deveria ter na programação educacional esta matéria. Assim, nossa cultura seria fomentada por todos da rede da educação de cada cidade. 


No mais entrem no blog da gente, conheça nossa história e junte-se a essa ideia, que não foi só minha, mas de todos nós. 


Isso dá uma garra, uma vontade de vencer enorme, saber que a vontade é de muito mais gente, que pensam juntos uma Mococa melhor pra todos!!


Link: blogueirosplantaomococa.blogspot.com


Equipe Blogueiros de Plantão, Mococa em Ação!!

 



..........................................................................................................................

 

Blogueiros visitam Malas Giglio

 

Há mais de 50 anos em Mococa, a empresa mostra qualidade, bom gosto e produtos feitos de forma artesanal de artigos em couro como:- Baús, Blocos, Caixas para Decoração, Frasqueiras, Malas, Necessaires, Pastas Executivas e Médicas, Porta Canetas, Porta Jóias, Porta Relógios, Porta Vinhos, Sacolas para Viagem, etc.

Os Blogueiros de Plantão foram visitar Malas Giglio e mostrando tudo de melhor em nossa linda cidade.

Sempre faremos isso, sempre estaremos prontos a divulgar nossos produtos, nosso orgulho !

Fiquem com as imagens, confiram o site e façam uma visita.


A empresa fica na Rua Riachuelo numero 3 Centro.

O telefone é o  (19) 36562655


http://www.malasgiglio.com.br

 









 












....................................................................

2º Mostra de Turismo Rural de Mococa



No dia 08 de setembro de 2012, sábado, no período das 7 ás 15 horas, na Praça do Rosário, em Mococa, será realizada a 2º Mostra de Turismo Rural de Mococa.

A Mostra tem o objetivo principal de promover produtos do Turismo Rural Local, como Artesanato, Pães, Doces, Queijos, Cachaça, Geléias, Roteiros Turísticos, Dia na Fazenda, Pousada Rural, Passeios, Trilhas entre outros.

Não deixe de prestigiar esse evento !

 

 

..............................................................................

FAZENDA NOVA





Casa estilo caixote, caiada de branco e janelas azuis por toda volta, varanda cheia de samambaias. Esta é nossa casa e nossa história, sendo a sétima geração a ocupa-la. Estamos agora procurando resgatar o sangue da raça de cavalos criada pelo nosso bisavô, mangalarga marchador. Na foto está o Amuleto, cujos tatatataravós foram selecionados por ele. Amuleto é um dos marchadores que faz a viagem entre fazendas que é o carro chefe dos produtos turisticos da Fazenda Nova. Dá para ver também o antigo paiol, que foi transformado em quarto de selas e local para encilhar os cavalos, e uma figueira quase centenária que foi plantada pela minha avó. 



CASA DA SESMARIA
A Casa da Sesmaria fica na Fazenda Nova. Foi construída pela D. Leonor há 50 anos, para ser a casa do Seo Lindolfo, administrador da fazenda. O tempo passou, D Leonor e Seo Lindolfo já fazem parte da nossa história. A fazenda ficou menor, e não cabe mais um administrador. A casa então foi mobiliada com os móveis de "antigamente", que ficavam sendo jogados de lá para cá, pois não tinham uso, mas eram muito bonitos para serem descartados. Assim, na Casa da Sesmaria tem mancebo, tem jogo de sofá de palhinha, tem jogo de café de louça agate, ferro de passar de brasa, máquina de encher linguiça.. fica aberta para visitação o ano inteiro, basta telefonar e agendar. Às quartas-feiras, crianças estudantes da rede pública de um raio de 120km vem visitá-la e ter  um pouco de aula da história de nossa região.



...........................................................................................................................................



Você sabia que existe um Serpentário em Mococa???




O Serpentário Koemitã está em Mococa desde 2003, legalizado perante o IBAMA.
 Nosso trabalho é voltado a criação e cuidados com serpentes da espécie CROTALUS DURISSUS
TERRÍFICUS (grupo de cascavéis) oferecendo PEÇONHA DE SERPENTE para a produção laboratorial.
Contato: (19) 9350 4687 Luis Antonio
Empreendimento Pôr do Sol - Quadra 06 - Lote 72
 Mococa / SP

...........................................................................................................................................




Circuito Café com LeiteSão Paulo/Minas




Este Circuito inter-estadual São Paulo / Minas foi oficialmente idealizado a partir do evento “ I Encontro de Turismo na Fazenda” ocorrido em 1997 e que teve a participação do Sebrae – SP e o apoio da Embratur – MTUR além da presença de representantes do Senar e outras entidades, ocasião em que foi lançada a semente para a criação de nossa Associação Café com Leite.
Já somamos muitos anos de trabalho desenvolvidos com esta marca Café com Leite no turismo, marca esta que consta em nosso cadastro nacional de pessoa jurídica como Circuito Café com Leite, o qual representa um território situado entre o Sudoeste Mineiro e o Nordeste Paulista, território este com forte identidade histórica, cultural e ambiental.
Este nome por nós escolhido foi ao mesmo tempo uma alusão histórica ao antigo pacto de poder da Velha Republica, onde se alternavam no poder governantes de São Paulo do Café com Minas Gerais do Leite e que ficou conhecido como política do Café com Leite.
Uma identidade marcante entrelaçada e existente na história, na cultura, na natureza, nos laços de amizade e no comércio, comuns entre Minas e São Paulo, delimitam o território desta região de grande riqueza natural e vasto valor de patrimônio histórico – cultural, onde os “Coronéis” e os “Barões do Café” do século XIX reinaram. A tradição se confunde e tudo parece comum, traduzindo neste nome simples e forte a representação da simplicidade e grandeza da sua gente.


Os municípios que compõem este Circuito Café com Leite tradicionalmente são produtores de café e de leite e tem sua identidade fortemente influenciada pela cultura do café e pela produção do leite, podendo-se visualizar até os dias de hoje nas caracteristicas das Fazendas Históricas Café com Leite desta região. Atualmente, ainda que ocorreram muitas diversificações agropecuarias, o café e o leite continuam presentes. Apenas para citar alguns dados e fatos marcantes: Cooxupé em Guaxupé-MG é a maior cooperativa de café do mundo e algumas de suas filiais se localizam na Região Café com Leite (SP-MG) - Leite A Bela Vista em Tapiratiba-SP a maior empresa produtora de leite A do Brasil - Mococa (SP) tem uma das primeiras indústrias de laticínios do interior do estado – Mococa S/A – 1919, com seu icone da “vaquinha mococa”, onde a matéria prima “leite” é originária principalmente dos municípios da Região Café com Leite (SP / MG) , também em Mococa e em Cajurú foi onde se desenvolveu pioneiramente o Gir Leiteiro com a marca de origem FB, uma das raças zebuinas para produção de leite - São Sebastião do Paraíso (MG) também é sede de uma grande cooperativa de cafeicultores - Cooparaíso, igualmente tendo filiais na Região Café com Leite (SP-MG), e possuindo também um tradicional laticínios “Aviação”- 1930 - Casa Branca (SP) é sede do tradicional e centenário Laticínios Argenzio, produtor de derivados de leite - São Sebastião da Grama (SP) tem um tradicional laticínios que produz os queijos Roni desde 1889; em vários municípios mineiros e paulistas da Café com Leite, encontramos café com marcas de origem consagradas,tais como: Café Serra da Grama, Café Pessegueiro entre tantos outros, inclusive café de produção orgânica e natural...
A identidade continua a existir na situação geográfica – mesma bacia hidrográfica do médio pardo, pelo mesmo clima, pelo mesmo relevo ondulado, pelas mesmas características dos biomas existentes – transição entre cerrado e mata atlântica, ... pelo aroma do café e pelo sabor do leite.
Nosso trabalho desenvolvido nesta região tem foco em 10 municipios paulistas e igual numero mineiros, dos quais a maioria se situa exatamente na divisa entre São Paulo e Minas.
Nosso site (www.cafecomleite.tur.br , www.circuitocafecomleite.tur.br )
Nosso e-mail: (circuito@cafecomleite.tur.br )
Nossos Roteiros formatados: Roteiro Café com Leite Tradição, Roteiro Café com Leite Natureza e Roteiro São Paulo/Minas Café com Leite



...........................................................................................................................................

Fazenda Santo Antonio da Água limpa - Mococa/SP

VIVER COM A GRANDE MÃE NATUREZA

 

 


A Fazenda Santo Antônio da Água Limpa está desenvolvendo um projeto denominado AGRICULTURA DA GRANDE NATUREZA. Esta sendo viabilizado um novo método de lidar com o solo sem o uso de qualquer tipo de fertilizante e agrotóxico quer químico, quer orgânico. De acordo com essa nova maneira de tratar a terra, a nutrição das plantas se da exclusivamente através do solo, da água, do ar, do sol e do universo; as plantas passam por uma profunda mudança, uma vez que estavam acostumadas a se alimentar através dos fertilizantes que eram colocados na superfície dos solos e de fertilizantes foliares. Na Agricultura da Grande Natureza, elas mesmas têm de procurar os alimentos. Para tanto, aprofundam e ampliam a sua área radicular, essa mudança é lenta e gradativa. As plantas passam por uma grande desintoxicação durante algum tempo o qual para algumas é de dois anos; para outras, de seis ou mais. Nesse período, elas vão adquirindo a sua própria individualidade e personalidade. Começam a mostrar uma folhagem leve e brilhante proporcionando aos frutos o verdadeiro e inconfundível aroma e sabor.
Para se obter maior eficiência, estão sendo utilizadas plantas amigas do café, criando-se, assim, um ambiente propício ao desenvolvimento da agrosilvicultura super diversificada com árvores de manga, abacate, jabuticaba, jaca, mamão, goiaba, limão, laranja, lima, acerola, anona, banana, jaracatiá, abiu, serigüela, sapoti, amora, atemóia, lixia, cajá-manga, nêspera, tangerina, caqui, pêssego, juçara, guabiroba, palmeiras, jequitibá, guaritá, peroba, mogno, cedro, óleo-pardo, óleo-balsamo, tamburi, capoeira branca, araribá, ipê, jacarandá, mojoleiro, pau-pereira, pau-jacaré, seringueira, guapuruvu, amoreira-verde, figueira, chuva-de-ouro, mandioca, milho, feijão, batata-doce, pipoca, taioba, hibisco, quiabo, mostarda, abóboras, morangas, melancias, pepinos, mandioquinha-salsa, cana, pimentas, pimenta combari, jurubeba, serralha, serralhinha, ora-pro-nobis, beldroega, trapoeraba, caruru, picão-branco, ortiga, jambu, cogumelos dos tipos shitake, agárico, pleurotus, etc... Enfim tudo o que a Grande Natureza tiver aptidão de produzir, tanto na espécie vegetal quanto animal. Dessa forma, cultiva o café, bem como todas espécies de frutas, legumes, cereais, flores, madeira, e cria bovinos, eqüinos, ovinos, caprinos, suínos, galinhas, galinhas da angola, perus, patos, marrecos ... Criando um habitat adequado para o retorno da flora e fauna em vias de extinção. Ao mesmo tempo, propicia-se ao ser humano — o verdadeiro instrumento dessa mudança — um ambiente acolhedor, pra que ele possa cumprir a sua missão de agricultor com sustentabilidade, colhendo resultados cada dia mais saborosos e gratificantes.




 http://agroflorestacafe-mococa-sp.blogspot.com.br/

...........................................................................................................................................

Associação Café com Leite



A Associação Café com Leite é uma entidade sem fins lucrativos com
interesse
no turismo, meio ambiente e no desenvolvimento do meio rural. O segmento de
turismo em que a Associação atua é principalmente o do Turismo Rural,
segmento este que na sua essência incorpora o turismo cultural: história,
culinária, artesanato, atividades agropecuárias ligadas principalmente a
cultura do café e a produção de leite e no resgate cultural do meio rural
(festas, folclore, contos, etc...)
Caracteriza-se por uma abrangência inter- estadual (São Paulo / Minas) com
atuação centrada principalmente em 20 municípios, sendo 10 paulistas e
igual
numero mineiros.
Idealizada a partir do evento "Encontro de Turismo na Fazenda" ocorrido em
1997 em Mococa, oficialmente foi criada em 25 de fevereiro de 2002 com
sócios formados na grande maioria por produtores rurais paulistas e
mineiros
e pessoas com
atividades identificadas e vinculadas ao turismo, meio ambiente e no
desenvolvimento socioeconômico do espaço rural, seja na prestação de
serviços, no comercio, na industria, no ensino, no turismo e cultura e em
atividades agropecuárias, entre outros. 
Saiba Mais: http://circuitocafe-com-leite.blogspot.com.br/

 

CURSOS SENAR EM MOCOCA

Procure o Sindicato Rural e faça sua inscrição...não perca essa oportunidade e a variedade de cursos em nossa cidade.
Contato: (19) 3656-0055
 CURSOS DO SENAR EM MOCOCA 2012...FIQUEM ATENTOS E APROVEITEM A OPORTUNIDADE!!



...........................................................................................................................................



Agora somos chamados a ir até locais, onde podemos divulgar mais e mais tudo que existe em nossa cidade.
A mostra foi a primeira e traz produtos para que o mocoquense conheça e adquira produtos que ele não costuma ver por ai.
A exposição traz á tona esse pessoal criativo e prendado que precisa trabalhar de alguma forma e ter uma renda alternativa.
Elisandra está  desempregada e não conhecia os serviços que o acessa-sp traz pra comunidade. Os blogueiros divulgam a cidade e a oportunidade que é ter um posto do acessa em nossa cidade.
Fiquem  com algumas fotos do evento e saiba mais em nosso blog : http://blogueirosplantaomococa.blogspot.com.br/
Rosa vaz, vestida á caráter de blogueira de plantão , registrou pro nosso blog, as imagens da mostra que foi um sucesso!









REGINA BUZO


COMTUR MOCOCA E BLOGUEIRA DE PLANTÃO 

 

 





1ª MOSTRA DE TURISMO RURAL DE MOCOCA


No próximo dia 27 de Julho (6ª feira) na Praça da Igreja do Rosário acontecerá a 1ª Mostra de Turismo Rural de Mococa, uma ação realizada pelo Curso de Comercialização e Promoção de Produtos Turísticos, promovida pelo SENAR/SP através do Sindicato Rural de Mococa.
A ação tem por objetivo disponibilizar informações técnicas aos participantes a fim de aprimorar e/ ou criar planos comerciais e de venda para seus produtos, sejam eles artesanais ou turísticos diretamente. A ação prática proporcionará ao participante a vivência de tudo o que foi passado em sala de aula.
A Mostra disponibilizará produtos do Turismo Rural Local, como Artesanato, Pães, Doces, Queijos, Cachaça, Geléias, Roteiros turísticos, Dia na Fazenda, Pousada Rural, Passeios, Trilhas entre outros.

Horário: 10hs ás 15hs
Local: Praça do Rosário.


Venha conhecer e prestigiar o nosso Turismo Rural.


...........................................................................................................................................

 VIVAIO PAISAGISMO
Fazenda São Luiz. Mococa.SP



Criado em 1995 o espaço destinado à produção de mudas, artesanato e prestação de serviços na área da arquitetura e paisagismo, também promove a educação ambiental, com visitas monitoradas.
A VIVAIO está situada na Fazenda São Luiz, propriedade  da família Ribeiro Lima, desde meados do século XIX.
Antiga produtora de café, hoje  leite, cana e milho, a fazenda está situada dentro do perímetro urbano e possui um  importante patrimônio arquitetônico e ambiental, com uma reserva de mata atlântica de 6 ha .
Inserida no roteiro de Turismo Rural de Mococa, a VIVAIO promove uma vez por ano uma exposição de orquídeas que reúne os amantes dessa planta, bem como oferece cursos de cultivo e outras oficinas de arte.
O espaço é aberto diariamente das 7:00 as 11:00 hs e recebe o visitante com hora marcada em outros horários.
Mantém ativa a LOJINHA DA FAZENDA com  produtos , materiais para jardinagem e artesanato.
 Inserida no roteiro de Turismo Rural de Mococa, a VIVAIO promove uma vez por ano uma exposição de orquídeas que reúne os amantes dessa planta, bem como oferece cursos de cultivo e outras oficinas de arte.
O espaço é aberto diariamente das 7:00 as 11:00 hs e recebe o visitante com hora marcada em outros horários.

 Matiza Rigobello Lima
 VIVAIO PAISAGISMO

(19) 3656 0201       96443234
www.vivaiopaisagismo.blogspot.com
Fazenda São Luiz. Mococa.SP 





...........................................................................................................................................

Passeio de Balão na Fazenda Buracão





  A Fazenda Pousada Buracão sempre inovando e criando para seus hospedes, atividades diferenciadas...

O Balão trazido pelos balonistas e pilotos, Taveira e Wagner Pascoalino,sobrevoou a Fazenda e entorno, trazendo sensação de liberdade e proporcionando ver  nossas belas paisagens por outro ângulo...
As emissoras Eptv e TVD fizeram reportagem e  também abusaram de imagens maravilhosas desde o nascer do sol.
Flutuamos cerca de uma  hora e depois pousamos em um canavial perto de Tambaú.
O pouso foi bem tranquilo.Toda uma equipe é mobilizada para que tudo ocorra bem e com muita segurança.
Confiram as imagens e o link do Taveira para que acesse maiores informações.
Os dois balonistas estarão no Campeonato Brasileiro de Balonismo em São Carlos, de 17 a 22 de julho, que além de ser um evento muito importante para o Balonismo Nacional, servirá de treino para o Mundial de balonismo que acontecerá  em 2014.
Segundo Wagner Pascoalino, o Balão é um out door flutuante, e um ótimo marketing para empresas e faz seus produtos despontarem no mercado.
Sua logo, sua propaganda no Balão não há como não ser visto e fotografado.
O balão exerce fascínio a qualquer um...é uma atividade muito segura e prazeiroza.



Assistam a matéria sobre esse passeio no link abaixo:
sao-paulo/t/todos-os-videos/v/

turismo-rural-atrai-
visitantes-a-mococa-sp/2032834/
Descrição: https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif




Regina Buzo
Comtur


...........................................................................................................................................


Conheça a Casa de Cultura Rogério Cardoso em Mococa/SP 




Casa de Cultura Rogério Cardoso. O espaço homenageia o ator que fez grande sucesso na série de TV A Grande Família, quando morreu, em 2003. Ele nasceu na cidade.
O local abriga acervos do Museu de Artes Plásticas Quirino da Silva, do Museu Histórico e Pedagógico Marquês de Três Rios e ainda do Museu de Arte Sacra.
O prédio que abriga a Casa de Cultura foi construído em 1929 e é símbolo da construção da memória e da identificação do cidadão mocoquense.
Passou por restauração e adaptações na estrutura arquitetônica para, então, ser transformado na Casa de Cultura.

A Casa de Cultura fica na Rua Muniz Barreto, 54, Centro, em Mococa.
Informações: (19) 3665-8044.



...........................................................................................................................................

Conheça Mococa...Igreja Matriz





A Igreja Matriz Nova de 1896, embora pouco a pouco caminhe para novos melhoramentos, é a mesma Igreja de hoje que, pela grandiosidade de seu conjunto exterior, interior e pela riqueza de seu patrimônio de arte sacra, constitui o mais belo monumento histórico, artístico e religioso  da cidade de Mococa.

www.matrizmococa.com/


...........................................................................................................................................



Conheça o Artesanato Mãos de Fibra no Mercadão em Mococa








Pufs, almofadas, jogo americano e vários objetos feitos com a fibra da bananeira
Mãos de Fibra

Praça Antonio prado,407
Prédio do Mercadão


...........................................................................................................................................



Turismo Rural atrai visitantes a Mococa, SP.
Assista a reportagem da EPTV:






...........................................................................................................................................


Conheça o Mineirinho


Walbert, o mineirinho, é um funcionário do Departamento de Agricultura...é um artesão, faz gamelas, facas, um genuíno artista da terra...além de contador de histórias dos bons...deveria ser melhor aproveitado pois é sem dúvida um atrativo em nossa cidade.
No vídeo sua mais nova criação...um resgate no tempo mesmo, um moinho de pedra que pode ser visto no parque José André de Lima, mais conhecido por  Expoam de Mococa.

Regina Buzo
Presidente Comtur Mococa


v=w5UC5-VfxAo&feature=player_

embedded


...........................................................................................................................................


Exposição sobre a Ruralidade na Região.








...........................................................................................................................................

Conheça a Praça Marechal Deodoro da Fonseca
A Praça Marechal Deodoro da Fonseca, construída no final do século XIX, traz um traçado característico, deste século, destacando elementos
 afirmativos de valores da vida coletiva.
Tais valores retratam a  vida da nova classe burguesa  no curso da história do final do séc. XIX e meados do séc. XX que se instalam ao redor da praça.
Historicamente a praça se tomou forma definitiva em 1896 com a construção da matriz nova (de São Sebastião, padroeiro da cidade).
Em 1906 foi construídos, o jardim da praça, e o coreto e em 1930, a fonte dos amores.
O paisagismo da praça, definido,  como jardim bosque, tem sua vegetação formada por arvores de grande porte de diferentes espécies.
A fonte dosa amores foi reformada  (2008). Descaracterizada em 1968, pelas sucessivas intervenções a que foi submetida, deu lugar a uma nova fonte em 1970. Tipo espelho d'agua,
Em 1980  recebeu uma escultura em bronze de Bruno Giorgi, denominada a mulher de Mococa.
Bruno Giorgi escultor mocoquense, é considerado um dos maiores escultores do séc. XX. É criador das esculturas, os candangos e o meteoro  que ficam em BRASÍLIA, entre outros.



Blogueiros de Plantão mostrando a praça Marechal Deodoro.