Cultura

Por:  Rosa Vaz




Amigos do blogueiros, estou muito feliz, pois ganhei a medalha bronze Bruno Giorgi em xilogravura no XXI Salão de Artes Plásticas de Mococa, entre 133 obras de 78 artistas. A cerimônia de premiação será na Casa de Cultura Rogério Cardoso, dia 27 (segunda feira) às 19h30. A medalha foi cunhada pelo próprio Bruno Giorgi especialmente para o salão mocoquense. A comissão julgadora foi formada por Ricardo Resende do Centro Cultural São Paulo, Fatima Pinheiro do MAM São Paulo e Nilton Campos do MARP de Ribeirão Preto.


------------------------------------------------------------------------------------------------------    Foi um sucesso

Abertura da XII Semana Folclórica de Mococa      

 Mazinho Quevedo e  Adrielli 19/08/2012 -   Coreto da Praça da Matriz

------------------------------------------------------------------------------------------------------------


XII Semana Folclórica de Mococa
"O povo que não tem memória, esquece seu passado  e não constrói o seu futuro"

O resgate de valores tradicionais representa uma necessidade para preservação da identidade cultural, fundamentando-se no imaginário popular, criado no próprio pais ou herdado de gerações anteriores dos colonizadores e moldado no espirito de novas civilizações nascentes.
O folclore como manifestação popular  é desses fenômenos, que expressão o verdadeiro espirito de um povo.
A Folia de Reis, Jornada de Reis ou Companhias de Reis representa uma das manifestações mais autenticas da espiritualidade cristã, ao mesmo tempo que se identifica também a expressão folclórica sedimentada pelo tempoNo Brasil, a folia de Reis também pode ser chamada de  companhia, 
embaixada, terno, entre outros. Nesta tradição musical popular, um grupo de 
homens, em geral a pé   visita casas e fazendas em geral 
no período de 24 de dezembro a  06 de janeiro (dia de Reis) contando com 
versos e canções a viagem dos Reis magos que seguindo a estrela de Belém 
foram visitar o Menino Jesus recém-nascido.
 Iniciou-se na Península Ibérica por volta do séc XVI, onde em Portugal e Espanha os poetas cantadores da Idade Média homenageavam Santos Reis com tambores, guisos, gaitas e pandeiros.
A folia de Reis surgiu no Brasil em meados do séc XVI, possivelmente em 1534 como instrumento de catequese utilizado pelos jesuítas para suas pregações religiosas aos índios e negros. Alguns aspectos da folia de |Reis variam de região para região, guarda em sua essência os valores religiosos que lhe deram origem.
Em sua encenação, procuram reviver a viagem,dos Reis Magos a Belém guiados por uma estrela, para visitar, adorar e presentear o menino Deus.
Nessa jornada ou caminhada simbólica visitam as casas por onde passam anunciando a boa nova e pedindo em cantoria que o dono da casa participe dessa alegria ofertando presente como os três Reis Magos fizeram.
A bandeira de Santos Reis é um dos elementos fundamentais da folia, e representa o manto azul ofertado pela virgem Maria aos |Reis Magos.Hasteada em haste de madeira, de forma que, 
quando empunhada, fique à direita da pessoa que a ostenta. Conta-se que durante a viagem de volta ao Oriente quando os Reis Magos desenrolaram o manto sagrado, viram estampado a imagem deles próprios, ajoelhados em adoração ao menino Jesus. Por isso a bandeira é um estandarte em pano azul com a imagem dos três Magos em adoração.
A bandeira é ficada em um bambu e é portada pelo bandeireiro que leva-a a frente da folia, é um simbolo sagrado e ninguém passa a sua frente sem referencia-la.As fita e as flores que enfeitam a bandeira de Santos Reis representam alegria, através das suas cinco cores e sua simbologia: 

:
O branco e o  rosa, cor de São José, símbolo da amor e a 
paciência;
 ; o azul a virgem Maria , símbolo do céu ;o vermelho o rei Baltasar que levou  como presente o incenso;o verde o Rei Gaspar que ofertou a mirra;o amarelo o Rei Belquior que ofertou o ouro. Nela, a comunidade pendura fitas, flores, dinheiro, fotos. Muitos 
beijam e demonstram toda a emoção de recebê-la em sua casa enquanto os 
foliões cantam em frente ao presépio. 
Vária são as versões dadas para a representação dos palhaços, de acordo com cada região, são chamados de Alferes, marulho ou bastião(Mococa).São figuras de muito destaque na companhia.A várias versões, mas a mais aceita segundo a qual, quando os três reis procuravam pelo local do nascimento do menino Jesus passaram pelo palácio de Heródes e falaram-lhe sobre o menino que haveria de nascer por aqueles dias.Quando os reis magos saíram do palácio,  Heródes ferido pelo ciumes mandou dois soldados, coronel e capitão para seguirem-nos disfarçados com mascaras. Ainda segundo a lenda os dois soldados ao se verem em frente ao Deus menino foram tocados pelo seu amor, retiram suas mascaras, ajoelharam-se em oração, daquele momento em diante passaram a ser os guardiões do menino Jesus.
O mestre, também chamado de capitão ou Embaixador(Mococa) é um elemento importante na Cia, geralmente é o folião conhecedor do Evangelho de Jesus:
da anunciação do anjo Gabriel; do nascimento do menino Jesus;da visita dos Reis ;da adoração ; da saudação e da despedida . 
A musica é típica, os versos, tradicionalmente baseados nas escrituras 
sagradas, falam da anunciação, nascimento e adoração ao recém-nascido. A 
poesia fica a cargo do Embaixador, responsável pela elaboração dos versos, 
tradicionais, passados de pais para filhos, através dos tempos. A função do 
Contramestre é cantar em dueto com o Embaixador, divulgando corretamente as palavras que ele pronuncia; o Contralto canta duetando com o Contramestre, fazendo tenor ao embaixador, é a ponte entre o grave e o agudo
 Os portugueses trouxeram-na para o Brasil, 
onde recebeu aprimoramento, tornando-se o berço desta modalidade da 
cultura religiosa. Existe “Folia de Reis” ou “Folias de Reis” em quase todo 
o Brasil, com certas variações, devido à extensão de seu território; no norte 
é conhecida como Boi Bumbá; no nordeste Bumba Meu Boi; no sul Folia de 
Reis; nome apropriado; além de Reisado. Embora as músicas e as danças 
sejam diferentes, o objetivo é sempre o mesmo: cantar, saudando o nascimento de Jesus . 
A tradição da folia de Reis está eminentemente ligada à vida do 
campo e ao mundo rural. Aborda temas como a relação do homem com a terra, 
com  a comunidade, com a fé; trata de questões como o auxílio mútuo e 
cooperativo entre os membros da comunidade, da realização da festa em 
regime de multirão; simboliza o rito de passagem (de ano a ano, de ciclo a 
ciclo, de colheita a colheita).Foi sempre nestes ambientes  rurais e interioranos  que as folias nasceram, 
prosperaram e se entrelaçaram com os aspectos sociais, culturais e religiosos 
das comunidades
.Nas últimas décadas, com as recentes e intensas mudanças na estrutura da 
vida rural, também as folias de Reis sofreram mudanças e adaptações para 
poderem continuar existindo no mundo atual, em contextos rurais e/ou urbanos.
A Folia de Reis é uma das manifestações folclóricas mais antigas e cultuadas da tradição interiorana brasileira, seus grupos no entanto cada vez mais tendendo ao desaparecimento e sua substituição por outros valores que diluem gradativamente a identidade Nacional.
Não podemos negar o caráter dinâmico da evolução História , mas é necessário a preservação de nosso patrimônio Cultural Imaterial ,recolhendo as manifestações do povo e transmitindo-as as gerações mais novas. 
Em Mococa nosso capitão Tião Piano


  esta continuando essa cultura (Congada e Folia de Reis) com seus netos e familiares, temos outras companhias que também se preocupam em continuar, mantendo e ensinado crianças e jovens a gostarem, e participarem dessa bela tradição.
Dia 26 de Agosto na Cohab II estaremos realizando O XXII Encontro de Folia de Reis e Outras Manifestações Populares a partir das 8:00 horas da manhã. 
Aguardo  a todos.
Rosa Vaz  
  26/08/2012

...........................................................................................................................................


Pessoal os blogueiros estiveram na primeira mostra de Turismo Rural
foi um sucesso na Praça do Rosário em Mococa
Aguardem dia 08 de Setembro tem mais e estaremos lá novamente,
e vocês não percam já é um sucesso
Rosa Vaz


ROSA VAZ






...........................................................................................................................................


    
Rosa Vaz

Boa noite ,


Hoje trago para vocês um trecho do" XXI Encontro de Folia de Reis e Outras Manifestações Culturai de Mococa"

UMA HOMENAGEM AO SAUDOSO Jose Balbino,  da nossa querida Guardinha ,Bairro rural de Mococa
Para que juntos não deixemos  a Cultura Popular de Mococa Morrer
"Parabéns a todos que mantem essa bela e significativa tradição religiosa"
Mococa, 26 de Julho de 2012
...........................................................................................................................................
Hoje posto algumas fotos da Festa de São Benedito e a dança improvisada da catira, foi muito bom, momentos como esse é  que  nos fazem rever a cultura popular de nossa cidade, e como é importante preserva-la. 
                                








                                                                     








                                                                                       

 







...........................................................................................................................................

                   




Catira improvisada, eita trem  bom!!
22 de Julho 2012
ROSA vAZ
........................................................................................................................................... 

Homenagem das Mulheres no Folclore de Nova Resende-MG
21°Encontro de Grupos Folclóricos
Tive a honra de viajar junto com A Cia de Tião Piano no dia 24 de Junho de 2012 , e passar um domingo vivenciando as raízes de nosso povo brasileiro.
Parabéns ao Grupo por mais uma vez divulgar  a Cultura Popular de nossa cidade através da Congada,
sei o quanto é difícil  mas prazeroso quando temos o coração repleto de alegria.
Mococa dia 17 de Julho de 2012
ROSA VAZ

...........................................................................................................................................

Grupo folclórico Raízes

Apresentação04/07/ 2012 ( Escola de inglês  yazigi)




























Homenagem Luiz Gonzaga "Rei do Baiao"

 LUIZ GONZAGA
Nasceu na fazenda Caiçara (PE), em
3 de dezembro de 1912,
Filho de lavrador e sanfoneiro,desde pequeno se interessou
pela sanfona de oito 
baixos do pai.
Aprendeu a ter gosto pela música ouvindo em feiras  e em festas religiosas,
onde 
acompanhava seu pai tocando zabumba e cantando.
Seus dois chamegos "pés de serra" e "vira e mexe" tiveram muito sucesso depois de
sua
participação no concurso de calouros de Ary Barroso em, 1941, onde colocou sua música,
e ganhou o primeiro lugar.
      
.Em 1989 quando faleceu era reconhecido pelo povo e pela mídia e por outros artistas.
Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais.
Seu maior sucesso "Asa Branca" (com Humberto Teixeira), foi gravado em 1947 e regravado
por muitas vezes por diversos artistas até hoje.
Artista como:Geraldo Vandré, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento,
seu filho
Gonzaguinha  e outros, fizeram releituras de suas obras.
    Luiz Gonzaga simboliza o que melhor se tem da música nordestina,com sua sanfona e seu chapéu de couro.
"MEU NOME É LUIZ GONZAGA, NÃO SEI SE SOU FRACO OU FORTE
SÓ SEI QUE, GRAÇAS A DEUS, TÉ PRA NASCER TIVE SORTE, APOIS NASCI EM PERNAMBUCO, O FAMOSO LEÃO DO NORTE,NAS TERRAS EM NOVO EXU, DA FAZENDA CAIÇARA, EM 1912, VIU O MUNDO A MINHA CARA. NO DIA DE SANTA LUZIA, POR ISSO É QUE SOU LUIZ, NO MÊS QUE CRISTO NASCEU, POR ISSO É QUE SOU FELIZ"
clique aqui  

MOCOCA 09 DE JULHO 2012
ROSA VAZ


...........................................................................................................................................








O Folclore deve ser usado como fator de integração da comunidade e
do entendimento das manifestações folclóricas.A troca do conhecimento,
 resulta na aproximação e valorização das estórias locais.
Dessa preocupação surgiu o projeto Arte e Educação na Trilha do Folclore
 Mocoquense, selecionado como um dos melhores no Congresso de
 Arte Educação Latino Americano em Jacarei-SP e na Argentina, do qual resultou o


"Grupo Folclórico Raízes"

(Prof.ª Neusa Terezinha Scaioni Calió Prof.ª Maria Rosa Vaz Pontes Cambra )
Esse projeto tem por objetivo central a educação através do uso da
 arte popular,e a transformação da criança, jovem,e adulto em seres
 humanos mais sensíveis, calmos, poéticos valorizando e incentivando
 seu trabalho e com isso a valorização e a maior apreciação da arte popular local
e regional.


...........................................................................................................................................




Festança na Roça
desenho festa junina 

Depois do Deus Menino reverenciado nas festas do Natal. 
É um dia santificado à moda brasileira: ir à igreja, rezar e benzer o pãozinho que manterá 

São Pedro, Santo Antonio e São João Batista, são os santos mais enternecidamente
 festejado em todo o Brasil, .
fartura 
e proteção lar.. Esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o
 período
 colonial.   Ao redor da fogueira ou pulando-a, dançando a quadrilha e outras danças típicas, 
comidas e muito mais. Milhões de brasileiros realizam e festejam esses dias. 
São Pedro, Santo Antonio e São João, são festas de família, 
 usada azada fazendas, sítios, bairro rural e nas ruas.
A agitação contagia a todos. Os mercados, as feiras, as casas comerciais, ficam
 enfeitadas e
 cheias de gente que vão comprar os preparos para os dias de festa
.Canjica,
 arroz doce, 
 nelas não faltará nem o “bolo de fubá amendoim cozido,   quentão e
 o vinho  quente. 
 Espigas de milho verde e pamonha são vendidas na feira. Homens e mulheres 
passam 
carregando mãos de milho verde para o preparo de comidas, pois esta  gramínea é 
o alimento típico desta festa, com a qual coincide a época de início de sua 
colheita no
 mês de junho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às
 festividades,
 são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca,
 bolo de 
milho são apenas alguns exemplos.Toda Festa Junina deve contar com os pratos
 típicos,
 pois eles fazem parte da tradição desta importante festa da cultura popular brasileira. 
São doces, salgados e bebidas que estão relacionados, principalmente, à cultura do
 campo e da região interior do Brasil. Podemos destacar que muitos cereais (milho,
 arroz, amendoim) estão na base de grande parte das receitas destas comidas. O 
coco também aparece em grande parte das receitas,
 principalmente dos doces comidas de festa junina
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta
época: arroz 
doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada,
 pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 
Tradição de família.
As barracas, as bancas nos mercados, feiras, casas comerciais, usam enfeites 
coloridos,
 porém  antigamente era comum a rama de cana com a sua ponta de folhas, muito 
verdes por haverem recebido há pouco as chuvas de inverno, pena que hoje não se 
encontra
 mais essa decoração. 
A alegria não escolhe classe, ela invade o coração de todos. Ruas, fazendas, escolas, 
comércios, entidades e chácaras levam os parentes, amigos e convidados, 
congregando-os
 ao redor da fogueira,barracas e dança,no  grande  pátio enfeitado de bandeirolas
 de papel 
multicoloridas.
No dia desses três santos, não se nega comida a ninguém, vizinhos, conhecidos vão 
A sanfona e a viola tocam para os pares  dançarem quadrilhas , todos com os trajes
A ceia está posta na mesa, "comidas típicas".. Homens e mulheres vestem as suas

entrando nas chácaras, ou fazendas,mansões,escolas e vão comendo de tudo que  há.
 Só não se oferece cachaça nesse dia porque o quentão e o vinho quente são os chefes
 da festança.
 típicos,
 vestido de chita, chapéu de palha e lenço no pescoço, só não vale roupas 
asgada nem
 remendada.
melhores
 roupas, as moças e as crianças são trajadas a caráter, chapéu na cabeça, flores nos
cabelos
e os adultos, homens colocam palha de milho ou cravo vermelho na lapela. Há flores por
 toda parte, flores artificiais e  naturais que embelezam e tornam tudo alegre.   Nesta época,
 havia
 uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses.
 Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil,
 influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da 
China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. 
Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha 
e aqui
na cidade de Mococa..  
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos
 culturais dos brasileiros ( índigina,afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões
 do país, tomando características particulares em cada uma delas. Na nossa região" Sudeste"
 são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, 
colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar
 os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.Como 
Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres
solteiras que querem se casar.
Não podemos esquecer que no dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o 
“pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado
 junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que 
querem
 se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.Como Santo Antônio é considerado o
 santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar.
Brincadeiras:
 Correio Elegante Os organizadores da brincadeira servem como intermediários na entrega
de bilhetes com mensagens de amor, amizade, paquera ou apenas brincadeira.
Pau de sebo Esta brincadeira está quase sempre presente em todas Festas Juninas. 
Os organizadores da festa colocam um tronco de árvore grande fincado no chão.
Passam neste tronco algum tipo de cera ou sebo de boi. No topo do pau de sebo, 
coloca-se algum brinde de valor ou uma nota de dinheiro. A brincadeira fica interessante,
 pois a maioria dos participantes não conseguem subir e escorregam.
Pescaria A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais de Festa Junina.
Ela é simples
 e bem divertida. Basta recortar peixes de papel grosso (tipo papelão) e colocar números
 neles. 
Devemos colocar uma argola na boca do peixe e enterrá-lo num recipiente grande com areia.
 Devemos deixar apenas a argola para fora e o número deve ficar encoberto pela areia.
 Os participantes recebem varas de pescar. Ganha a brincadeira aquele que pescar
 a maior quantidade de peixes ou com maior número de pontos. Em quermesses
 é também comum dar prêmios (brindes) aos participantes que pescam os peixes.
joão 
E VIVA  SÃO PEDRO, STO ANTONIO E SÃO JOÃO
VIVA.....................
Livros sugeridos para pesquisa:
       


Festas Juninas


   Autor: Brandão, Toni


   Editora: Studio Nobel


Brincadeiras na Festa Junina


   Autor: Oshima, Célia / Martinez, Eliane


   Editora: Paulinas


 Festas Juninas (livro de culinária)


   Autor: Capuani, Rosalina M.


   Editora: Pancast


 Festas e delícias juninas (livro de culinária)


   Autor: Melhoramentos


   Editora: Melhoramentos








...........................................................................................................................................

Semana Folclórica


As marcas deixadas pela história encontram-se em todas as partes, materializadas no nosso rico patrimônio cultural(material e imaterial).

 Preservá-las para os que nos sucederão é responsabilidade não só do estado, mas de toda a sociedade.
A Semana Folclórica de Mococa foi idealizada para continuar a fé e a cultura popular, mantendo as tradições de nosso Município. Pelo 12˚-ano  realizaremos  esse grande evento que culmina no domingo com o XXII Encontro de Folia de reis e Outras Manifestações culturais.
Contamos com apresentações de companhias de várias cidades, catira, pastorinhas, contada, cantadores, Grupo Folclórico Raízes,  Grupo coração caipira e outras manifestações   populares de toda região.
Além de toda  a população de e dos devotos  dos Três Reis aos e do menino seus, contamos  com grupos de muitos municípios.
Essa festa  teve origem portuguesa e chegou ao Brasil no meado do séc XVIII. Em Portugal, o objetivo era de divertir o povo, mas  aqui ganhou caráter religioso. 
Como em várias cidades Mococa também tem essa tradição e precisamos ajudar e apoiar , para que não acabe essa linda  tradição, por falta de ajuda e também continuidade .
A Semana Folclórica é realizada em agosto  faz parte do calendário anual de festividades do Município.
Conta com apresentações de Companhias de Reis, Catira, Pastorinha,Contada,Sanfoneiros, Cantadores, Violeiros, Grupo Folclórico Raízes, Grupo Coração Caipira dentre outros.
A resposta que o homem dá a um desafio não muda só com a realidade com qual se confronta… 


No ato de responder aos desafios que lhe apresenta seu contexto de vida, o homem se cria, se realiza como sujeito, porque esta resposta exige dele reflexão, crítica, invenção, eleição, decisão,organização e ação.
Pela ação que o homem se constrói como homem” 



Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário