Gastronomia



...........................................................................................................................................










Mococa é bem servida de restaurantes, botecos e lanchonetes, com uma gastronomia muito variada, mas predominante a mineira com um toque todo especial da paulista.
Por ser uma cidade que teve muitos escravos e depois muitos imigrantes da Itália, Japão, Líbano,Portugal, Espanha e Alemanha. Todos trouxeram seus costumes, predominando a culinária muito diferente da já existente por aqui.
As receitas dos quitutes de cada país, passou de pai para filho, e hoje estão vivas entre nós, fácilmente encontradas em nossas casas de gastronomia.
Temos alguns restaurantes bastante antigos, como por exemplo, o restaurante Pachoa, inaugurado em 1930, inicialmente com o nome BAR RADIUM, em homenagem ao Radium futebol clube, que ficou muito conhecido em 1952, por ter o seu time de futebol, alcançado o maior patamar do campeonato paulista, que é a 1ª divisão, rivalizando com grandes clubes como o Palmeiras, Corintians, Santos, São Paulo, etc..

O café teve grande influência, tanto na economia, como na gastronomia, em razão dos lautos banquetes oferecidos pelos "coronéis do café" em suas fazendas. Mas como todos possuiam escravos, a influência africana foi muito importante para a nossa cidade.
Voltando no tempo, uma das comidas típicas de 1840, quando a cidade de Mococa estava para nascer, era o "churrasco caipira".

A carne, em geral a bovina, era cortada em bifes e temperados em tinas de madeira e depois de curtir por um dia, eram espetados em varas de bambu e colocados para assar sobre umas madeiras (espécie de mesa sem tampo, feitas de madeiras roliças que em sua base, em um buraco feito no chão, tocos de madeira estavam incandescentes). Esse churrasco era muito apreciado e durante muito tempo foi a estrela  das festas da época. Veja a receita no blog do chef Carlão. click aqui